Quarta-feira, 25 de abril de 2018
Última Modificação: 25/04/2018 14:25:49 | Visualizada 992 vezes
Ouvir matéria
Aconteceu na manhã de quinta-feira (19), o lançamento oficial do Programa Cultivando Água Boa, tendo como início das ações a recuperação de duas nascentes.
O Programa Cultivando Água Boa, é um convênio que a Itaipu Binacional firmou com os municípios do Oeste do Paraná, visando contemplar diversas ações socioambientais relacionadas com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, e com a promoção da qualidade de vida nas comunidades na área de influência da Itaipu Binacional.
Dentre os destaques das ações que esse programa irá realizar no município, está a construção e reforma do sistema de terraceamento agrícola; a recuperação de nascentes de água e a trafegabilidade das estradas rurais.
Na ocasião, estiveram presentes na ação, o coordenador pelo Extensionista da EMATER Claudemir Luis Todescat, da Unidade Municipal de Iracema do Oeste, o Prefeito Municipal Donizete Lemos, o Presidente da Câmara de Vereadores João Oliveira da Silva, o gestor do Convênio pela Itaipu Bi-nacional Marcelo Ulian, o Cordenador Regional de Meio Ambiente do Instituto EMATER Adalberto Telesca Barbosa, secretários municipais, produtores rurais da localidade e também os alunos do 5º ano da Escola municipal professora Aparecida Rodriguez Carneloz.
Antes de iniciarem os trabalhos de recuperação das nascentes foi feita uma reflexão sobre a importância da preservação dos recursos naturais animada pelo Extensionista Municipal que utilizou dinâmicas para demonstrar aos presentes que a preservação dos recursos naturais é fundamental para o êxito e sustentabilidade do processo produtivo e para a qualidade de vida dos habitantes do município.
Nas ações do Programa a serem realizadas no município, o Instituto EMATER, fruto da sua parceria com o município ficará responsável pela elaboração de projetos de adequação de estradas, pela elaboração dos planos de construção e reforma de sistemas de conservação de solos e também a proteção de nascentes, utilizando a técnica de solo cimento.
Motivada pela abrangência e pela demanda gerada na região, o Instituto EMATER e a Itaipu Binacional, juntamente com várias cooperativas agrícolas da região e Programa Oeste em Desenvolvimento, foi firmado, no último dia 18 de abril na cidade de Medianeira-PR, um Protocolo de intenções que dará o respaldo para a consolidação da parceria.
Para o Extensionista Claudemir Todescatt, as ações no município são fundamentais e impactarão de forma positiva para as atividades econômicas desenvolvidas. Além do Programa Cultivando Água Boa, o município está na fase final para a consolidação do Programa de Manejo de Solos e Águaem Microbacias e que vira a somar-se nas ações já em andamento.
Escola Municipal Professora Aparecida Rodrigues Carneloz realiza festa junina
Futsal de Iracema do Oeste fica com a 3ª colocação na Copa Procade