Quarta-feira, 25 de abril de 2018
Última Modificação: 25/04/2018 14:25:49 | Visualizada 966 vezes
Ouvir matéria
Aconteceu na manhã de quinta-feira (19), o lançamento oficial do Programa Cultivando Água Boa, tendo como início das ações a recuperação de duas nascentes.
O Programa Cultivando Água Boa, é um convênio que a Itaipu Binacional firmou com os municípios do Oeste do Paraná, visando contemplar diversas ações socioambientais relacionadas com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, e com a promoção da qualidade de vida nas comunidades na área de influência da Itaipu Binacional.
Dentre os destaques das ações que esse programa irá realizar no município, está a construção e reforma do sistema de terraceamento agrícola; a recuperação de nascentes de água e a trafegabilidade das estradas rurais.
Na ocasião, estiveram presentes na ação, o coordenador pelo Extensionista da EMATER Claudemir Luis Todescat, da Unidade Municipal de Iracema do Oeste, o Prefeito Municipal Donizete Lemos, o Presidente da Câmara de Vereadores João Oliveira da Silva, o gestor do Convênio pela Itaipu Bi-nacional Marcelo Ulian, o Cordenador Regional de Meio Ambiente do Instituto EMATER Adalberto Telesca Barbosa, secretários municipais, produtores rurais da localidade e também os alunos do 5º ano da Escola municipal professora Aparecida Rodriguez Carneloz.
Antes de iniciarem os trabalhos de recuperação das nascentes foi feita uma reflexão sobre a importância da preservação dos recursos naturais animada pelo Extensionista Municipal que utilizou dinâmicas para demonstrar aos presentes que a preservação dos recursos naturais é fundamental para o êxito e sustentabilidade do processo produtivo e para a qualidade de vida dos habitantes do município.
Nas ações do Programa a serem realizadas no município, o Instituto EMATER, fruto da sua parceria com o município ficará responsável pela elaboração de projetos de adequação de estradas, pela elaboração dos planos de construção e reforma de sistemas de conservação de solos e também a proteção de nascentes, utilizando a técnica de solo cimento.
Motivada pela abrangência e pela demanda gerada na região, o Instituto EMATER e a Itaipu Binacional, juntamente com várias cooperativas agrícolas da região e Programa Oeste em Desenvolvimento, foi firmado, no último dia 18 de abril na cidade de Medianeira-PR, um Protocolo de intenções que dará o respaldo para a consolidação da parceria.
Para o Extensionista Claudemir Todescatt, as ações no município são fundamentais e impactarão de forma positiva para as atividades econômicas desenvolvidas. Além do Programa Cultivando Água Boa, o município está na fase final para a consolidação do Programa de Manejo de Solos e Águaem Microbacias e que vira a somar-se nas ações já em andamento.
Escola Municipal Professora Aparecida Rodrigues Carneloz realiza festa junina
Iracema do Oeste presente no Seminário de Cooperação Pedagógica com os Municípios
Prefeita Elza recebe representantes da Caixa Econômica para tratar sobre habitação