Quinta-feira, 13 de agosto de 2020
Última Modificação: 13/08/2020 10:27:09 | Visualizada 252 vezes
Ouvir matéria
Nesta segunda-feira (10), aproximadamente 1400 lâmpadas fluorescentes pós-consumo, armazenadas no município de Iracema do Oeste foram recolhidas pela empresa Mega Reciclagem de Lâmpadas de Curitiba, sem custos para o Município.
A iniciativa é resultado de um esforço conjunto de aproximadamente dois anos, envolvendo os municípios que compõem o grupo R20, o Ministério Público do Estado e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, onde foi firmado um Termo de Compromisso que estabeleceu que a Reciclus – organização sem fins lucrativos de fabricantes e importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação – deverá fazer a coleta do passivo de lâmpadas armazenadas nos municípios paranaenses.
A Reciclus contratou a empresa Mega Reciclagem para a coleta, transporte e destinação das lâmpadas nos municípios paranaenses. Em seguida o material será encaminhado para Curitiba, onde será submetido a um processo de descontaminação, já que é um material contaminante por conter em sua composição metais pesados na forma de vapor de sódio e mercúrio, elementos altamente tóxicos e lesivos a saúde e ao meio ambiente. Posteriormente é realizada a reciclagem dos componentes (metal, plástico e vidro), podendo voltar para a cadeia produtiva.
De acordo com a Diretora do Departamento Agropecuária e Meio Ambiente, Josiane M. de Lima Barroso essa é uma ação inédita no país, alcançada depois de muito trabalho e que mostra a preocupação com a saúde e meio ambiente, pois essas lâmpadas são produzidas com materiais perigosos. “Se descartadas de maneira incorreta causam grande contaminação ao meio ambiente. Peço também para que a partir de agora a população não descarte suas lâmpadas em lixo comum ou coleta seletiva, mas sim, devolva para o local onde comprou, atendendo a lei 12.305/2010”. Salientou Josiane.
Escola Municipal Professora Aparecida Rodrigues Carneloz realiza festa junina
Iracema do Oeste presente no Seminário de Cooperação Pedagógica com os Municípios
Prefeita Elza recebe representantes da Caixa Econômica para tratar sobre habitação