Endereço Rua Professor Vieira de Alencar, 441 - Centro - CEP: 85833-000
|
Telefone (44)3551-1178
|

IRACEMA REALIZA CORRETO O DESCARTE DE LÂMPADAS FLUORESCENTE

Quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Última Modificação: 13/08/2020 10:27:09 | Visualizada 253 vezes


Ouvir matéria

Nesta segunda-feira (10), aproximadamente 1400 lâmpadas fluorescentes pós-consumo, armazenadas no município de Iracema do Oeste foram recolhidas pela empresa Mega Reciclagem de Lâmpadas de Curitiba, sem custos para o Município.

A iniciativa é resultado de um esforço conjunto de aproximadamente dois anos, envolvendo os municípios que compõem o grupo R20, o Ministério Público do Estado e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, onde foi firmado um Termo de Compromisso que estabeleceu que a Reciclus – organização sem fins lucrativos de fabricantes e importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação – deverá fazer a coleta do passivo de lâmpadas armazenadas nos municípios paranaenses.

A Reciclus contratou a empresa Mega Reciclagem para a coleta, transporte e destinação das lâmpadas nos municípios paranaenses. Em seguida o material será encaminhado para Curitiba, onde será submetido a um processo de descontaminação, já que é um material contaminante por conter em sua composição metais pesados na forma de vapor de sódio e mercúrio, elementos altamente tóxicos e lesivos a saúde e ao meio ambiente. Posteriormente é realizada a reciclagem dos componentes (metal, plástico e vidro), podendo voltar para a cadeia produtiva.

De acordo com a Diretora do Departamento Agropecuária e Meio Ambiente, Josiane M. de Lima Barroso essa é uma ação inédita no país, alcançada depois de muito trabalho e que mostra a preocupação com a saúde e meio ambiente, pois essas lâmpadas são produzidas com materiais perigosos. “Se descartadas de maneira incorreta causam grande contaminação ao meio ambiente. Peço também para que a partir de agora a população não descarte suas lâmpadas em lixo comum ou coleta seletiva, mas sim, devolva para o local onde comprou, atendendo a lei 12.305/2010”. Salientou Josiane.

 Galeria de Fotos

 Veja Também