Sexta-feira, 23 de abril de 2021
Última Modificação: 23/04/2021 08:47:51 | Visualizada 354 vezes
Ouvir matéria
No dia 20 de abril, estiveram representando o Município de Iracema do Oeste, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Leila Cavernagui juntamente com a Coordenadora de Pedagógica, Lucilene Oliveira em uma reunião na AMOP, com os secretários e diretores de cultura para discutir a realização da 16ª edição consecutiva do FERMOP (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná), um dos maiores eventos do gênero do Estado e revelador de talentos que hoje despontam no cenário fonográfico nacional. A concepção do formato do evento, bem como as datas da realização, ficará para um segundo momento. Todavia, fica acertada sua realização, dependendo apenas do contexto do cenário de saúde e os protocolos vigentes.
Criado em 2006, o FERMOP já realizou 15 edições presenciais e uma virtual, a mais recente, em 2020. Já participaram do evento aproximadamente 2.100 intérpretes/cantores dos 54 municípios da área de abrangência da AMOP. Revelou talentos como as gêmeas Daiane & Denise (Iracema do Oeste), Andréia Karen (Cascavel), Malu Cavalcante (Ubiratã) que participou do programa The Voice Kids, da Rede Globo e Hanny Kethellyn (Nova Aurora), finalista do The Voice Kids.
Neste encontro foram discutidas as possibilidades de retornar as atividades culturais dos municípios tanto virtual quanto presencial. “Cultura será ferramenta de retomada” afirma Paranhos, presidente da AMOP.
Já a Prefeita Municipal Elza Haase Rodrigues afirmou que respeitar o FERMOP como um patrimônio cultural da região. “E, muito mais que isso, ampliar as percepções, promovendo fóruns, mesas redondas e debates e outras formas de valorização da nossa identidade”, destacou.