Endereço Rua Professor Vieira de Alencar, 441 - Centro - CEP: 85833-000
|
Telefone (44)3551-1178
|

IRACEMA DO OESTE, JESUÍTAS E FORMOSA DO OESTE ESTUDAM A CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE INSPEÇÃO MUNICIPAL PARA PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

Segunda-feira, 10 de maio de 2021

Última Modificação: 10/05/2021 09:37:33 | Visualizada 502 vezes


Ouvir matéria

No dia 29 de abril, na sala de reuniões da ACIJ, aconteceu uma reunião, que tratou de um tema importante para o agronegócio dos pequenos agricultores. Participaram: a Diretora da Vigilância Sanitária e Saúde Camila Renata Cadamuro e Eliane Borin, o Diretor do Departamento de Agricultura de Jesuítas, Airton Donega, o Engenheiro Agrônomo do Escritório do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) em Jesuítas, Roberto Natal Dal Molin, a Economista Doméstica (Assistência de Agroindústria) do Escritório Local do IDR-PR, Valmira Antunes Dias, o Chefe da Vigilância Sanitária de Jesuítas, Gabriel Daltoe, o Secretário de Agricultura de Formosa Do Oeste, Nadir Kopcheski, a Secretária de Agricultura de Iracema Do Oeste, como convidado especial, o Advogado, Dr. Marcos Albertini, Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Piquiri.

A pauta se tratou da criação do SIM/POA (Sistema de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal), no formato de consórcio intermunicipal. À princípio, entre os 3 municípios, mas, que poderá ser estendido para outros que vierem a se interessar. O objetivo, com a criação, é facilitar a comercialização do que é produzido nas pequenas propriedades rurais, de maneira intermunicipal e, no futuro, até estadual, já que hoje, os produtos como os embutidos, por exemplo, só podem ser comercializados dentro de seus municípios de origem. “É uma ideia brilhante que virá, caso alcancemos a efetivação do SIM/POA, ajudar muito os nossos pequenos produtores de alimentos de origem animal”, comemora Airton Donega.

 Galeria de Fotos

 Veja Também