Sexta-feira, 18 de junho de 2021
Última Modificação: 18/06/2021 09:01:32 | Visualizada 1297 vezes
Ouvir matéria
Na terça-feira dia 15 de junho, esteve reunido na Câmara Municipal a equipe da Secretaria de Educação, para uma formação técnica sobre o SIMEC- SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO EXECUÇÃO E CONTROLE, e o PAR – PLANO DE AÇOES ARTICULADAS, juntamente com a presença do Presidente da Câmara Municipal Marcos Solino de Aragão a Vereadora Márcia Feltrin e a Diretora do Departamento de Engenharia Bruna de Faveri.
A formação técnica foi realizada por Alice Miyashita, profissional com grande experiência na área, formada em Administração, Pedagogia e qualificação técnica pelo FNDE em Brasília.
O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.
Nesse contexto, o PAR apresenta indicadores definidos a partir do diagnóstico e planejamento local, consolidados anualmente, para quatro dimensões:
1. gestão educacional;
2. formação de professores, dos profissionais de serviço e apoio escolar;
3. práticas pedagógicas e de avaliação, e
4. infraestrutura física e recursos pedagógicos.
A elaboração do plano é feita em três etapas: diagnóstico da situação educacional, elaboração do plano de trabalho e análise técnica. Concluída a etapa do diagnóstico da situação educacional, o ente, por meio do SIMEC, elabora o seu Plano de Ações Articuladas e o apresenta ao FNDE e ao MEC.
De acordo com a Secretária de Educação Leila Cavernagui a qualificação pessoal é o enriquecimento de conhecimentos que leva ao objetivo de melhorias para Educação do Município. “Esta formação técnica nos proporcionou novos conhecimentos teóricos, técnicos e reflexões para planos educacionais para nosso município, em busca de recursos federais e melhorias para qualidade de ensino”. Concluiu Leila.
Escola Municipal Professora Aparecida Rodrigues Carneloz realiza festa junina
Iracema do Oeste presente no Seminário de Cooperação Pedagógica com os Municípios
Prefeita Elza recebe representantes da Caixa Econômica para tratar sobre habitação