Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022
Última Modificação: 24/02/2022 15:08:37 | Visualizada 209 vezes
A estimativa é que o Município tenha uma economia anual de aproximadamente 30% com as novas lâmpadas
Ouvir matéria
A prefeita Elza Haase Rodrigues assinou na última quarta-feira (23/02) o Termo de Cooperação Técnica junto a Eletrobrás, que tem por objetivo a substituição total dos pontos de iluminação pública do município por LED.
O Ministério de Minas e Energia, através da Eletrobrás, lançou em maio de 2021 a Chamada Pública Procel Reluz 2021, para a seleção de projetos de eficiência energética em iluminação pública com tecnologia LED.
No processo de seleção, onde participaram 201 municípios do país, Iracema do Oeste obteve o 4º lugar na classificação nacional e o 2º lugar na regional Sul (por modelo) e receberá a importância de R$ 343.585,07 através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e operacionalizado pela Eletrobrás. Um investimento total de R$ 467.943,31, incluindo a contrapartida municipal.
O projeto prevê a troca dos 368 pontos da iluminação pública municipal por LED. A estimativa é que o Município tenha uma economia anual de aproximadamente 30% com as novas lâmpadas, que são mais eficientes, duradouras e consomem menos energia.
De acordo com a Prefeita Elza esse é o primeiro grande projeto de eficiência energética que será implantado no Município. "A classificação mostra como o nosso projeto obteve a excelência quando apresentado. Fiquei extremamente feliz, pois Iracema do Oeste diante de 201 municípios conseguiu ótima colocação e foi contemplada com o convênio, que trará inúmeros benefícios à cidade. O uso eficiente da energia tem reflexos positivos na redução de custos e na preservação dos recursos naturais”, concluiu a Prefeita.
A classificação pode ser vista no site da Eletrobrás - Chamada Pública Procel Reluz 01/2021.