Endereço Rua Professor Vieira de Alencar, 441 - Centro - CEP: 85833-000
|
Telefone (44)3551-1178
|

Iracema do Oeste é o primeiro município da 10º Regional a ser aplicado método Ovitrampas para o monitoramento do vetor da dengue

Sexta-feira, 18 de março de 2022

Última Modificação: 18/03/2022 22:55:19 | Visualizada 206 vezes


Ouvir matéria

A Vigilância em Saúde de Iracema do Oeste recebeu nesta sexta-feira (18/03), as equipes dos municípios de Nova Aurora, Jesuítas, Formosa do Oeste e Cascavel para a realização de treinamento e instalação de armadilhas ovitrampas, coordenadas pela Vigilância Ambiental da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, através do Coordenador de Endemias Olívio Saggin e bióloga Stefânia Biolo.

Também contribuiu com a ação o Coordenador de Endemias de Nova Aurora Leandro, os Agentes de Endemias de Jesuítas (Luiz, André e Vagner), Formosa do Oeste (Valdenilson, Marcelo e Rosimar), Cascavel (Alessandro) e Iracema do Oeste (Nivaldo (Branco), João Victor e Rosimari).

Iracema do Oeste foi o primeiro município da 10º Regional de Saúde a receber o método Ovitrampas que visa o monitoramento do vetor no município e avalia a efetividade da aplicação espacial por UBV (ultra baixo volume) pesado com o inseticida Cielo, recomendado pelo Ministério da Saúde, para o controle do mosquito da dengue (Aedes aegypti). A ovitrampa consiste em um pequeno recipiente plástico, escuro, preenchido com água e contendo uma palheta em eucatex, fixada verticalmente com auxílio de clip, na qual os mosquitos farão a oviposição. Durante a aplicação do UBV, as palhetas são recolhidas e posteriormente analisadas.

O município de Iracema do Oeste vem sofrendo com o aumento de casos notificados de dengue e, com essa nova metodologia a Secretaria de Saúde Municipal com o apoio da 10ª Regional busca resultados positivos na diminuição de casos. Para isto, a população foi orientada pelos agentes à colaboração na instalação das ovitrampas e na continuidade do trabalho intenso de eliminação dos criadouros.

A Diretora da Vigilância em Saúde Municipal, Camila Cadamuro, ressaltou a importância da ação. “O momento exige um trabalho intenso no combate ao mosquito da dengue. É importante se interar de novas metodologias para obtermos resultados mais eficazes. Agradeço a equipe da 10º Regional pelo constante apoio e suporte ao município, bem como ao Secretário de Saúde Leônidas e a Prefeita Elza pelo respaldo dado ao trabalho da equipe de endemias”, concluiu Camila. 

 Galeria de Fotos

 Veja Também