Quarta-feira, 18 de maio de 2022
Última Modificação: 18/05/2022 11:57:18 | Visualizada 364 vezes
Ouvir matéria
A Administração de Iracema do Oeste, através da Secretaria de Saúde, iniciou na terça-feira (17/05) um projeto que visa à qualidade de vida dos munícipes. A ação compreende pilares como atividades físicas, mentais e jogos de integração. Os trabalhos serão ministrados pelo Professor de Educação Física e Capoterapeuta Edivando Ferreira da Silva (Índio Sucena), com a colaboração dos profissionais da área da saúde.
A terceira idade compreende a maior parte do público e receberá uma atenção especial, com a estratificação e o controle de riscos no decorrer do projeto. O Professor Edivando explicou um dos objetivos da ação que é combater a autoexclusão que ocorre quando uma pessoa se afasta de uma determinada atividade, por se considerar inapta e destacou os benefícios que podem ser alcançados. “A atividade física irá gerar resultados importantes à curto e longo prazo, como: a prevenção e diminuição de problemas pulmonares e cardiovasculares, o auxílio no controle da diabetes e artrites, o fortalecimento muscular, a manutenção da densidade óssea e o principal que é a saúde mental”, salientou Edivando.
A enfermeira Franciele Marcollin parabenizou a Prefeita Elza pela iniciativa e ressaltou a importância da prática de exercícios. “A vida que levamos hoje vai refletir na nossa velhice. Há comprovação científica que a atividade física regular de no mínimo 30minutos pode controla e até mesmo previnir complicações futuras causadas pelas doenças crônicas”, explicou Franciele.
Após a explanação, foi realizada uma descontraída atividade física com a utilização de elementos musicais.
A Prefeita Elza Haase Rodrigues comentou a satisfação de retomar essas ações no município. “Precisamos combater o sedentarismo para buscar uma melhor qualidade de vida. Além dos benefícios para o corpo, temos que destacar a saúde mental. A pandemia trouxe muitos impactos no aspecto emocional e as atividades físicas tem muito a contribuir para o nosso bem-estar. Agradeço ao Professor Edivando pela disponibilidade e aos profissionais da saúde pelo suporte que torna possível essa iniciativa”, concluiu Elza.
O projeto será desenvolvido por meio de três encontros semanais com a realização de caminhadas, alongamentos, entre outras atividades.