Quinta-feira, 02 de junho de 2022
Última Modificação: 02/06/2022 15:18:40 | Visualizada 185 vezes
Ouvir matéria
Nos dias 01 e 02 de junho, acontece no Centro de Eventos do Sistema FIEP, em Curitiba, a I Conferência Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas com o tema “Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas: desafios e perspectivas”. A realização é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), da Coordenação Executiva do Núcleo Estadual de Políticas sobre Drogas (NEPSD) e do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (CONESD). O Município de Iracema do Oeste está sendo representado no evento pela Secretária de Educação, Cultura e Esportes Izabella Guelfi e pelo Diretor do Centro Municipal de Educação Infantil e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA Sidney Silvério.
A iniciativa marca o início do mês “Junho Paraná Sem Drogas”, dedicado a ações de esclarecimento e incentivo à prevenção e ao tratamento contra o uso indevido de drogas, conforme Lei Estadual nº. 19.121/2017. O objetivo geral é a discussão do Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, com o debate de temas relevantes no campo do fenômeno das drogas, reconhecendo e potencializando os diversos serviços, assim como a criação daqueles ainda não disponíveis em regiões do Estado do Paraná.
O evento teve início na tarde de quarta-feira (01/06), com a leitura e aprovação do Regimento Interno e uma roda de conversa com o tema “A Política Estadual Sobre Drogas na Contemporaneidade: Desafios e Perspectivas”. No dia de hoje (02/06) acontece às plenárias dos eixos temáticos, sendo os seguintes: prevenção; reabilitação psicossocial/reinserção social/redução de danos sociais e a saúde; tratamento e acolhimento; redução da oferta e estudos, pesquisas.
Cada eixo poderá elaborar até três propostas que serão submetidas a Plenária Final, onde ocorrerá a apreciação e votação das emendas ao Documento-Referência, o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado do Paraná. Na qualidade de Presidente do CMDCA, Sidney Silvério tem direito a voz e voto nas plenárias.