Endereço Rua Professor Vieira de Alencar, 441 - Centro - CEP: 85833-000
|
Telefone (44)3551-1178
|

Conselheiras tutelares participam de Formação Continuada em Foz do Iguaçu

Terça-feira, 28 de março de 2023

Última Modificação: 29/03/2023 14:59:03 | Visualizada 22 vezes


Ouvir matéria

As conselheiras tutelares Lucilene Pauloza Girotto e Solange Aparecida da Costa participaram no período de 22 à 24/03, da 99ª Formação Continuada de Conselheiros Tutelares da ACTOP (Associação de Conselheiros do Oeste Paranaense) e 4º Encontro Entre Amigos do Paraná. A ação foi realizada no Salão de Eventos do Hotel Golden Park, na cidade de Foz do Iguaçu.

A formação teve como tema central “A importância dos atores de defesa e suas articulações para garantia dos direitos da criança e do adolescente”. As atividades foram iniciadas com a Palestra Magna ministrada pelo Promotor de Justiça de Almirante Tamandaré, Dr. Márcio Soares Berclaz.

A capacitação contou com uma série de palestras que abordaram os seguintes assuntos: A importância da participação de crianças e adolescentes na deliberação e efetivação das políticas públicas infantojuvenis; O papel dos conselheiros tutelares e atores sociais e o poder de comunicação na defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes; As alterações no processo de eleição do conselho tutelar e o calendário eleitoral 2023 de acordo com a Nova Resolução 231/2022 do Conanda; rede de Atenção e proteção social nos pequenos e grandes municípios e os desafios da intersetorialidade; dialogando sobre o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; A implantação e implementação da Lei Federal 13.431/2017 – Lei Da Escuta Qualificada; A saúde mental e a valorização dos profissionais envolvidos na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes; O conselheiro tutelar e o papel do Poder Legislativo na garantia do orçamento da criança e adolescente; Autismo e suas interfaces e relação com a rede de apoio de atendimento a criança e o adolescente e A efetivação e aplicação da Lei Federal 14.344/2022 pela rede de atendimento a criança e adolescente – Lei Henry Borel e suas interfaces.

As conselheiras Lucilene Pauloza Girotto e Solange Aparecida da Costa destacaram os momentos de aprendizado e em nome do Conselho Tutelar agradeceram a Secretaria de Assistência Social e a Prefeitura Municipal pela oportunidade.

O evento foi encerrado com informes gerais da ACTEP, ACTOP e Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares.

 Galeria de Fotos

 Veja Também