Endereço Rua Professor Vieira de Alencar, 441 - Centro - CEP: 85833-000
|
Telefone (44)3551-1178
|

Iracema do Oeste realiza ações referentes ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Quinta-feira, 18 de maio de 2023

Última Modificação: 18/05/2023 19:56:54 | Visualizada 36 vezes


Ouvir matéria

Dezoito de maio é considerado o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A data foi determinada oficialmente pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória à Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Em Iracema do Oeste a data é instituída através da Lei Municipal nº 877/2022.

Em atenção à data, o Conselho Tutelar em parceria com a Secretaria de Assistência Social realizou durante a semana uma série de ações de conscientização sobre a necessidade de proteger as crianças e adolescentes das diversas formas de violência sexual.

Na segunda-feira (15/05), os conselheiros tutelares, juntamente com a Secretária de Assistência Social Dhyellen Ventura Soltoski visitaram a Escola Municipal Professora Aparecida Rodrigues Carneloz e a APAE Menino Jesus, tendo entregado folhetos informativos e conversado com os alunos sobre o tema. No Colégio Estadual foi realizada uma palestra ministrada pelo Professor Jean Cleverson Moraes da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Nos dias 16 e 17/05 os conselheiros tutelares iniciaram a distribuição de panfletos nos comércios e residências do município.

Já nesta quinta-feira (18/05) foi realizado na Avenida São Paulo e na PR-239 um pedágio educativo com a entrega de materiais informativos sobre a temática. A ação contou com a presença da Prefeita Elza Haase Rodrigues, Vice-prefeito Willian Soltoski, Secretária de Assistência Social Dhyellen Ventura Soltoski, Secretária de Administração Geral Letícia Haase Rodrigues, conselheiros tutelares, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), equipe do CRAS e Sargento Fernandes. Após o pedágio os conselheiros tutelares concluíram os trabalhos de panfletagem no município. 

A Prefeita Elza destacou a importância das ações. “Parabenizo nossos conselheiros e a equipe da Secretaria de Assistência Social pela iniciativa. Tenho grande preocupação com nossas crianças e adolescentes. É fundamental conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar as situações de exploração sexual”, concluiu a Prefeita.  

 

De acordo com o Presidente do Conselho Tutelar Matheus Borges as campanhas da semana do 18 de maio contribuem com o combate da violência sexual. “Uma data muito importante, que relembra o caso da menina Araceli. Crimes como esses não podem ficar impunes, por isso é importante que as pessoas procurem o conselho tutelar e os demais meios de denúncia. Nós conselheiros nos colocamos a disposição da sociedade”, finalizou Matheus.

 

No Brasil, o Disque Direitos Humanos é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia. As ligações podem ser feitas por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também