Sexta-feira, 21 de julho de 2023
Última Modificação: 27/07/2023 08:58:49 | Visualizada 27 vezes
Ouvir matéria
Na tarde de segunda-feira (17/07), foi realizada nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema geral: “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”. O evento aconteceu em parceria entre as Secretárias de Saúde; Assistência Social; Educação, Cultura e Esportes e Departamento de Fomento e Agropecuária, conforme orientações do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Estiveram presentes no evento o Vice-prefeito Willian Soltoski; o Chefe de Gabinete Antônio Carlos Paulino de Souza (que representou a Prefeita Elza Haase Rodrigues; as Secretárias Dhyellen Ventura Soltoski (Assistência Social), Izabella Guelfi (Educação, Cultura e Esportes); a Diretora do Departamento de Fomento e Agropecuária Eliane Borin; a Diretora do CRAS Rosa Alves, a Nutricionista do Município Danielle Piassa, entre outras lideranças.
A Conferência foi uma oportunidade de avaliar a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o objetivo de garantir o Direito Humano a Alimentação Adequada.
Na ocasião foram empossados os Conselheiros (governamentais e não governamentais) que compõem o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSAM), gestão 2023-2025.
Na oportunidade os participantes assistiram também a uma palestra com a nutricionista, Dra. Jaciara Reis Nogueira Garcia, que abordou diversos aspectos em relação a segurança alimentar e nutricional, como condições biológicas e ambientais (qualidade da àgua e do solo, etc), a importância de um trabalho conjunto (assistência social, saúde, educação, agricultura, entre outros), as responsabilidades de todas as partes envolvidas no processo, entre outros assuntos.
Após a palestra foram discutidas e aprovadas propostas dos seguintes eixos: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Políticas Públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; Democracia e participação social.
Ao final da conferência foram definidos os delegados que irão representar o município de Iracema do Oeste, na conferência regional que será realizada na cidade de Toledo, no mês de agosto.