Endereço Rua Professor Vieira de Alencar, 441 - Centro - CEP: 85833-000
|
Telefone (44)3551-1178
|

Iracema do Oeste realiza ações referentes ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Última Modificação: 20/05/2024 16:22:42 | Visualizada 16 vezes


Ouvir matéria

Dezoito de maio é considerado o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A data foi determinada oficialmente pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória à Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Em Iracema do Oeste a data é instituída através da Lei Municipal nº 877/2022.

No município de Iracema do Oeste foi realizada uma série de atividades de conscientização referente ao tema. As ações aconteceram em parceria entre Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e Prefeitura Municipal.

As atividades foram encerradas na noite de quinta-feira (16/08) com uma palestra ministrada pela Advogada e ex-conselheira tutelar, Titina Espindola. Na oportunidade estiveram presentes a Prefeita Elza Haase Rodrigues; Vice-prefeito, Willian Soltoski, Presidente da Câmara, Márcia Cristina Feltrin; vereadores, Secretária de Assistência Social, Dhyellen Ventura de Oliveira Soltoski; secretários municipais; membros do CMDCA, representantes da Polícia Militar, entre outras lideranças.

Durante a atividade a palestrante destacou a necessidade de falar sobre o tema que ainda é visto como tabu pela sociedade e abordou diversos tópicos como: contexto histórico; diferença entre abuso e exploração, síndrome de Estocolmo; revelação espontânea; escuta especializada; depoimento especial; denúncias, entre outros assuntos.

Anteriormente a palestra, foi realizado na Avenida São Paulo um pedágio educativo com a entrega de materiais informativos sobre o tema, colagem de cartazes e a visita dos conselheiros tutelares nas escolas do município para repassar orientações referentes ao assunto.

As denúncias de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser realizadas por diversos meios, como Conselho Tutelar, escolas, Polícia Militar e Disque Direitos Humanos (Disque 100).

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também