Endereço Rua Professor Vieira de Alencar, 441 - Centro - CEP: 85833-000
|
Telefone (44)3551-1178
|

NOSSA CIDADE / História

IRACEMA DO OESTE: FATOS HISTÓRICOS

     O município de Iracema do Oeste se colonizou na década de 50, no qual várias famílias de diferentes partes do Paraná e de outros estados se fixaram no município a fim de grandes sonhos e prosperidades nos solos férteis da região. Muitas famílias pioneiras desta época, ainda continuam enraizadas, em suas várias gerações, que usufrui do mesmo carinho e qualidade de vida de uma cidade pacata, porém muito acolhedora.

     Histórias ao longo desses anos, certamente são muitas, de famílias que deixaram saudades e que contribuíram e muito para o desenvolvimento do município. Cabe nesse momento uma eterna gratidão aqueles que fizeram e fazem do município um lugar bom de viver. Um lugar acolhedor e de grandes sonhos.

      No início Iracema era distrito pertencendo ao Município de Cascavel, sendo que opôs emancipação do Distrito de Formosa do Oeste para Município, Iracema ficou pertencendo ao novo município no ano 1961.

      Em 1973 o distrito de Iracema passou a ser distrito Judicial, através da Lei nº 42/73 de 26 de Novembro de 1973, onde foram eleitos Vereadores, representantes do Distrito de Iracema, na Câmara Municipal de Formosa do Oeste nas seguintes Gestões:

  • Gestão 1965 à 1970. O Sr. Gregório Eugênio da Silva; 
  • Gestão de 1970 à 1973 - Francisco Ariano Guerreiro;
  • Gestão de 1977 à 1982 - Elias Pinheiro;
  • Gestão de 1983 à 1988 - Antônio Evilásio Mantovan, Oliveira Lima e Joaquim Marques da Silva;
  • Gestão de 1988 à 1992 - Lourival Bernadino e Dirceu Celestino Machado.

     Iracema, graças ao trabalho do seu povo, cresceu, e como era de se esperar, almejou ter autonomia. Deu-se então o início dos trabalhos pela emancipação política e administrativa de Iracema.

   Tudo começou em 1986 com o importante apoio do Deputado Estadual Aníbal Khoury, contudo, o desinteresse das lideranças políticas da época  fez com que o processo ficasse engavetado por três anos.

     Em 1989, o Vereador Lourival Bernardino, representante do Distrito na Câmara Municipal de Formosa do Oeste e líderes da Comunidade, como José Custódio Lima Filho, Antônio Marques da Silva, Jair Dalmo Fernandes, Ricardo Viaro, Leônidas Neubern Rodrigues Neto, Elias Pinheiro, Família Bragagnollo, Família Mauloni, Família Lemos, agilizaram a tramitação do processo de emancipação.

   Com o apoio do Deputado Aníbal Khoury, foi marcado o plesbicito, realizado em 25 de Março de 1990, sendo aprovado por 96% (noventa e seis por cento) da população votante. Em seguida foi sancionada a Lei nº 9.310 de 4 de Julho de 1990, pelo Governador na época, Exmo. Sr. Álvaro Dias, dando independência política e administrativa à Iracema do Oeste.

   No período de 1º de Janeiro de 1989 à 31 de Dezembro de 1992, instalou-se em Iracema uma Sub-Prefeitura, sendo nomeado pelo Prefeito da época, Exmo. Sr. Shiguemi Kiara, para o cargo de Sub-Prefeito o Sr. Antônio Evilásio Mantovan.

    No ano de 1992, ocorreu a primeira eleição municipal no dia 03 de Outubro, elegendo o 1º Prefeito de Iracema  do Oeste, o Sr, Dirceu Celestino Machado, assumindo a Prefeitura no dia 1º de Janeiro de 1993.    

   O município se emancipou politicamente no dia 4 de julho de 1990, tornando a data a comemoração do aniversário do município. Ao longo desses anos, Iracema do Oeste obteve grandes progressos no que diz respeito ao desenvolvimento municipal, e hoje está sendo destaque na educação, saúde, agricultura e demais segmentos municipais.

     A fonte de renda que predominou a economia do município, sempre foi à agricultura, porém nos dias de hoje, micro pequenas empresas movimentam a economia local, e até mesmo empresas que leva o nome do município para fora do país, sendo elas: fábricas de bolachas, biscoitos, roupas, lingeries, farelos e máquinas de extração de soja, até mesmo a trabalhadores autônomos que confeccionam vassouras.

     A atual administração municipal comemora o fator positivo que o município vem caminhando, com grandes conquistas e metas realizadas. Os sonhos começam a sair do papel e se tornam realidade. Grandes obras que antes não passavam de um anseio da população, hoje começa a se tornar algo real, obras essas que irão beneficiar e muita na vida das famílias iracemenses.

 

“ Adoramos morar em Iracema do Oeste”