Endereço Rua Professor Vieira de Alencar, 441 - Centro - CEP: 85833-000
|
Telefone (44)3551-1178
|

EMATER REALIZARÁ REUNIÃO COM AGRICULTORES

Terça-feira, 21 de novembro de 2017

Última Modificação: 21/11/2017 09:57:59 | Visualizada 551 vezes


Ouvir matéria

A Emater de Iracema do Oeste realizará na sexta-feira (24), no auditório da prefeitura, a partir da 13h30, uma reunião com os agricultores assistido pelo instituto, onde apresentará os resultados estaduais do manejo integrado de pragas e doenças referente a safra 2016/2017.

Os resultados foram obtidos através de unidades de referência implantados em todas as regiões produtoras e consolidadas e publicados pela Embrapa Soja Londrina.

Os acompanhamentos em unidades de referência permitiram que no estado os agricultores reduzissem o número de aplicações de inseticida de 3,7 para 2 aplicações.  Já no uso da fungicidas, a redução em relação a aplicação do estado foi de 2,4 para 1,5.  Contudo, esses manejos sustentáveis na produção de grão não apresentaram redução de produtividade, mostrando que é possível reduzir a carga de agrotóxico atualmente utilizado, que além de afetar o bolso dos agricultores, causa um mal enorme ao meio ambiente.

 

Para a safra em curso 2017/2018, o município de Iracema do Oeste implantou 5 unidades de referência em manejo integrado de pragas e três unidades de manejo integrado de doenças, onde estão sendo utilizados o coletor de uredosporus, instrumento que permite ao produtor segurança no manejo da ferrugem asiática da soja.

 

Para melhor compressão dos processos, logo após a reunião técnica os participantes visitarão duas propriedades do município, a do João Tonelli e Omar Rodrigues, agricultores onde tais práticas estão sendo conduzidas, no qual é possível visibilizar os resultados preliminares.

De acordo com o técnico da Emater Claudemir Todescatti, essa é uma oportunidade de os agricultores debaterem as boas práticas na produção sustentável de grãos, sendo que o uso de agroquímicos é mais uma ferramenta no processo produtivo. “Aproveito a oportunidade para convidar os agricultores a participarem dessa importante discussão”, concluiu o técnico.  

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também