ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 44 vezes
Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Quarta-feira, 18 de maio de 2022
 
 
Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Dezoito de maio é considerado o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A data foi determinada oficialmente pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória à Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Em Iracema do Oeste a data é instituída através da Lei Municipal nº 877/2022.

Em atenção a data, o Conselho Tutelar em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Secretaria de Assistência Social realizou na manhã desta quarta-feira (18/05), no Ginásio de Esportes Otávio Rocha, uma ação que busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de proteger as crianças e adolescentes das diversas formas de violência sexual. Estiveram presentes na ocasião, a Prefeita Elza Haase Rodrigues, Vice-Prefeito Willian Soltoski, conselheiros tutelares, vereador Lucirlei Machado, Secretária de Educação Izabella Guelfi, Diretora de Projetos Sociais Cléia Oliveira e diretores das redes municipal e estadual de ensino.

A atividade foi desenvolvida através de duas palestras ministradas pela advogada, acadêmica de psicologia e ativista do enfrentamento a violência sexual infantil Juliana Molina Constantino. A primeira palestra com o tema “Violência sexual na pré-adolescência e na adolescência” foi destinada aos alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas, onde foram abordadas as diferentes formas de abuso sexual, os casos mais comuns, bem como repassado algumas orientações.

Na sequência, a ação teve como público-alvo alunos da educação infantil e estudantes da Apae Menino Jesus. A metodologia foi à apresentação da história do livro “Rabicho e o carinho esquisito”, de autoria da palestrante, que consiste em uma fábula para prevenir e identificar abusos infantis onde menos se espera, como na própria família.

A Prefeita Elza destacou a importância do evento. “Parabenizo nossos conselheiros e as equipes da Secretaria de Educação e da Secretaria de Assistência Social pela iniciativa. Tenho grande preocupação com nossas crianças e adolescentes. Queremos uma sociedade saudável, para isso é importante que os mesmos não tenham medo de denunciar ao conselho tutelar ou até mesmo conversar com seus educadores, caso aconteçam situações que caracterizem abuso ou exploração sexual”, salientou Elza.

O Presidente do Conselho Tutelar Matheus Borges destacou a relevância da ação. “Uma data muito importante, que celebra o dia nacional de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Muitas vezes os mesmos são coagidos por pessoas, até através de presentes, objetos e consequentemente não se abrem. Agradecemos a palestrante pelo conhecimento compartilhado, e nós como conselheiros tutelares nos colocamos a disposição da sociedade”, concluiu o conselheiro”, concluiu Matheus.

No Brasil, o Disque Direitos Humanos é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia. As ligações podem ser feitas por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.

 
 
 Galeria de Fotos
Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Iracema do Oeste realiza ação referente ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

PREFEITURA MUNICIPAL DE IRACEMA DO OESTE

Rua Professor Vieira de Alencar, 441

CEP:85833-000 - Iracema do Oeste - Paraná

Fone:(44)3551-1178

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00

E-mail: administrativo@iracemadooeste.pr.gov.br