Endereço Rua Professor Vieira de Alencar, 441 - Centro - CEP: 85833-000
|
Telefone (44)3551-1178
|

Iracema do Oeste entrega premiação da etapa municipal do Prêmio MPT na Escola

Terça-feira, 12 de julho de 2022

Última Modificação: 12/07/2022 16:53:01 | Visualizada 102 vezes


Ouvir matéria

Na manhã da última sexta-feira (08/07), aconteceu na Câmara Municipal de Iracema do Oeste Edifício Dirceu Celestino Machado a solenidade de premiação da Fase Municipal do Prêmio MPT – Ministério Público do Trabalho na Escola. Na ocasião estiveram presentes a Secretária de Educação Izabella Guelfi, a Diretora da Escola Municipal Rosalina Silva, o Diretor do CMEI Pequeno Príncipe e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA Sidney Silvério, a assistente social da APAE Menino Jesus Silene Gonçalves, as coordenadoras Keila Lopes Gudelunas, Lucilene Oliveira e o Vereador Lucirlei Machado.

O Prêmio MPT na Escola, proposto pelo Ministério Público do Trabalho, tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema, bem como acerca da necessidade da prevenção e da erradicação da exploração de crianças e adolescentes. Em Iracema do Oeste as atividades foram desenvolvidas com alunos de 4º e 5º ano. Cada estudante elaborou um desenho relacionado ao tema, os quais foram selecionados por uma equipe formada por diretores das escolas, professores e funcionários da educação, conselheiros tutelares e coordenadoras do projeto. A seleção seguiu os seguintes critérios: respeito ao tema, expressão da ideia, desenvolvimento criativo e qualidade do desenho. Foram escolhidos e premiados três desenhos de cada turma.

A solenidade foi aberta com apresentações musicais das alunas do Projeto “A Arte de Ser Feliz” Allana Marcelo e Emili Raizi. Como prêmios foram entregues kits com livros de histórias, lápis de cor e brinquedos para reforçar a ideia de que as crianças estão na fase do brincar. Todos os alunos ganharam uma recompensa pela participação, bem como professores, diretores e equipe pedagógica receberam uma caneca com a palavra “gratidão” em agradecimento ao trabalho desenvolvido.

A Secretária de Educação Izabella Guelfi parabenizou aos envolvidos na execução das ações. "Todos estão de parabéns pelo excelente desempenho no Programa MPT na Escola, foi um trabalho coletivo que envolveu toda a rede, o Ministério Público, o Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, Direção e Coordenação Pedagógica da Escola, Professoras e o fundamental, nossos alunos e alunas. Nossas crianças e adolescentes estão na escola, e não tem como mudar uma cultura e enfrentar o problema do trabalho infantil sem a participação da escola, das famílias e dos alunos", destacou.

Os trabalhos classificados em primeiro lugar na etapa municipal serão inscritos na fase estadual. Uma comissão julgadora irá escolher os melhores e inscreverá o primeiro colocado de cada categoria na última etapa, a nacional.

 

Confira os vencedores do Prêmio MPT na Escola:

4º Ano “A”

1º lugar - Vitor Rodrigues da Silva

2º lugar - Nicolas Lemos

3º lugar - Vinicius Panini Pretti

 

5º Ano “A”

1º lugar - Maria Klara Krutzsch Silvério

2º lugar - Sophia da Silva Beraldo

3º lugar - Natália Muniz Conde

 

5º Ano “B”

1º lugar - Julia Gabriely Lopes Sabaini

2º lugar - Laiany Lopes dos Santos

3º lugar - Giovanna Medeiros

 Veja Também