Endereço Rua Professor Vieira de Alencar, 441 - Centro - CEP: 85833-000
|
Telefone (44)3551-1178
|

Iracema do Oeste participa de reunião sobre Corredor Ecológico em Santa Terezinha de Itaipu

Quinta-feira, 21 de julho de 2022

Última Modificação: 21/07/2022 15:05:51 | Visualizada 85 vezes


Ouvir matéria

No dia 29 de junho de 2022 a Diretora de Agricultura Eliane Borin e a Diretora de Meio Ambiente Mariane Corrêa participaram de uma reunião no município de Santa Terezinha de Itaipu sobre o Corredor Ecológico Santa Maria. Na oportunidade foram tratados assuntos acerca da possibilidade de criação de corredores de biodiversidade em todo o território brasileiro.

O Corredor Ecológico (CEC) é um instrumento de gestão e ordenamento territorial, definido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC, com o objetivo de garantir a manutenção dos processos ecológicos, de modo a promover a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradas.

Considerado um dos projetos mais importantes para a preservação do meio ambiente do Oeste do Paraná, o Corredor Ecológico Santa Maria foi instituído pela Portaria 137 de 9 de outubro de 2001. Trata-se de um dos poucos corredores ecológicos estabelecidos com força de lei no Brasil e é resultado da atuação de diversas instituições locais, estaduais e federais que atuaram em parceria, juntamente a proprietários de terras que cederam parte de suas propriedades para o projeto. Para recuperar e conservar a área foi feito o plantio de 128 mil mudas de espécies nativas especialmente para a recuperação das microbacias.

Atualmente, são 906 hectares conservados, sendo que já foram identificadas no local 135 espécies de aves. A área compreende remanescentes de áreas naturais, e outras regeneradas ou de proteção permanente em duas microbacias (as dos rios Apepu e Bonito), o Corredor Ecológico Santa Maria conecta o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), ao sul, passando por importantes fragmentos preservados, às áreas protegidas da Itaipu Binacional, ao norte.

 Galeria de Fotos

 Veja Também