Endereço Rua Professor Vieira de Alencar, 441 - Centro - CEP: 85833-000
|
Telefone (44)3551-1178
|

Iracema do Oeste realiza a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Terça-feira, 29 de novembro de 2022

Última Modificação: 29/11/2022 11:58:30 | Visualizada 22 vezes


Ouvir matéria

No último dia 22/11 (terça-feira) a Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA realizou a IX Conferência Municipal com o tema central "A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. O evento aconteceu nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e contou com a presença do Vice-prefeito Willian Soltoski; Presidente da Câmara Expedito Rosa de Souza; Secretária de Assistência Social Dhyellen Soltoski; Presidente do CMDCA Sidney Silvério e conselheiros tutelares Matheus Borges; Francisco Pires; Lucilene Girotto; Solange Costa e Marta Silva.

A atividade contou com uma palestra ministrada pela advogada, acadêmica de psicologia e ativista do enfrentamento a violência sexual infantil Juliana Molina Constantino que abordou os reflexos do período pandêmico na vida das crianças, adolescentes e seus familiares.

A ação foi estruturada em 5 eixos temáticos para orientar os debates: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19. Foram apresentadas propostas a nível municipal e estadual, as quais foram votadas e aprovadas pelos delegados.

Na oportunidade o Willian Soltoski enfatizou a importância desses momentos para a melhoria dos serviços prestados às crianças e adolescentes do município.

A conferência foi encerrada com a eleição dos membros governamentais do CMDCA para representar o município na Conferência Estadual, conforme orientação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente -CEDCA-PR.

 Galeria de Fotos

 Veja Também